sábado, 9 de abril de 2011

Definidas as peças para 2011


Como nos anos anteriores, iniciei cedo o processo de montagem das peças com os grupos das unidades do Espaço da Arte onde sou o professor. O intuito dessa escolha se dá por duas razões:
  • A motivação dos alunos, que já optaram e escolheram sua peça, o que normalmente faz com que se envolvam mais e adquiram um sentido de comprometimento em relação à oficina e à própria montagem.
  • Ganhamos tempo para preparar a peça com mais calma, dando ênfase à formação dos atores e do espetáculo em si.
Com as peças definidas desde cedo, podemos também planejar uma ampliação no número de apresentações para os grupos, o que certamente trará crescimento pessoal e artístico para cada ‘novo artista’.
Desde já adianto que os grupos enlouqueceram e muita coisa nova e boa está sendo produzida. Para despertar a curiosidade, apresento algumas ideias que estão sendo colocadas em prática:
  • INPacto, de Nova Petrópolis: Montagem inédita com o tema “CASAMENTO”
  • All Star, de Bom Princípio: Está construindo uma peça nova sobre “Histórias de amor”, inspiradas na obra de Oswaldo Montenegro;
  • O Espanto VI, de Estrela: Falará sobre “DIFERENÇAS”, inspirado em ‘O mendigo e o cachorro morto’, de Bertolt Brecht;
  • 10 Necessários, de Farroupilha – Rotary Club: fará uma releitura da peça ‘Problemas na adolescência’
  • CSArte, do Colégio Santo Antônio, de Estrela: Continua com a montagem do ano passado - “No recreio” - com o objetivo de participar de festivais de esquetes estudantis.
  • 10 Klips, de Bom Princípio: Este é o maior grupo do Espaço da Arte, com 30 alunos, pois juntamos o 10 Ligados e o Eklips. Iremos fazer uma super montagem: “Em fila”, obra construída a partir da dissertação de mestrado de Gilson Almeida, intitulada ‘Limites e Afetividade’, que faz um panorama do comportamento e das características dos professores de uma escola. Serão 30 alunos em cena. Loucura!!!
Agora, cabe a todos um super empenho em transformar estas ideias em ótimas encenações, para que possamos encantar nosso público e nos orgulharmos daquilo que conseguimos construir.

E você, o que está achando da peça que está montando? Comente!

Amorosamente,

Fernando Tepasse

Nenhum comentário:

Postar um comentário